Como marcar o manequim de moulage

Manequim para moulage.

Manequim para moulage.

Boa tarde! Venho por meio deste post compartilhar o passo-a-passo de como fazer a marcação das linhas no manequim de moulage.

Para saber como posicionar as linhas eu utilizei as informações contidas nos livros “Moulage, Modelagem e Desenho: Prática Integrada” das autoras Bina Abling e Kathleen Maggio e Moulage: Arte e Técnica no Design de Moda das autoras Annette Duburg e Rixt van der Tol.

Posições das linhas no manequim.

Posições das linhas no manequim.

Linhas permanentes a serem marcadas no manequim

Circunferência do pescoço: marcar com fita toda a circunferência do pescoço.

Centro frente: fixar uma linha perpendicular, do centro da linha da frente do pescoço até a parte inferior do manequim.

Centro costas: fixar uma linha perpendicular, do centro da linha das costas do pescoço até a parte inferior do manequim.

Busto: marcar com giz o ápice do busto (a parte mais saliente), posicionar a fita sobre esta marcação e contornar o busto mantendo a linha paralela ao chão.

Cintura: fixar uma fita ao redor da circunferência da cintura mantendo a fita paralela ao chão.

Quadril: meça e marque com giz, na lateral do manequim, a altura do quadril. (+/- 21cm abaixo da linha da cintura para tamanho 36) . A fita deve passar por estes pontos e seguir paralela ao chão em toda circunferência do quadril. Haverá variação de medidas no centro frente e no centro costas, porém o importante é manter a linha paralela ao chão.

Costura lateral: meça a distância entre o centro frente e o cenho costas nas linhas do busto, da cintura e do quadril. Divida estas medidas em 2 e marque no manequim. Um dos livros fala em andar 1cm para as costas com os pontos, porém eu achei mais harmonioso não mexer na posição do ponto do quadril; andar 1cm em direção as costas com a linha da cintura e 1,5cm em direção as costas com a linha do busto.

Cava: faça uma leve “concha” com a mão e posicione 2cm acima da linha do busto, no local da cava. Contorne com giz. Importante: o seu dedão deve estar voltado para frente do manequim e a lateral da sua mão para as costas do manequim. Logo, sua mão esquerda servirá de base para desenhar a cava do lado direito do manequim e sua mão direita servirá de base para desenhar a cava do lado esquerdo do manequim.

Linha do ombro: medir do centro frente do pescoço até o centro costas do pescoço, dividir por dois e fazer uma marcação com giz neste ponto. Na lateral da cava: passar a fita pela extremidade do ombro e encontrá-la no ponto em que a linha da cintura cruza com a linha lateral. Dividir esta medida por 2 e marcar com giz. Ligar os pontos marcados com giz com uma fita. Nota: um dos livros fala em andar 1cm com esta linha para as costas e outras fontes falam para andar 1cm com esta linha para frente. Neste caso eu não alterei a posição da linha sob as medidas encontradas.

Entre cavas – costas: meça, sob o centro costas, a distancia entre a linha do pescoço e a linha do busto e divida por 2. O entre cavas das costas deve ser posicionado neste ponto e seguir paralelo a linha do busto.

Entre cavas – frente: partindo da linha do busto, no centro frente do manequim, marque a mesma medida da posição encontrada para entre cavas das costas. O entre cavas da frente deve estar posicionado neste ponto e seguir paralelo a linha do busto.

Linhas opcionais

Cintura baixa: marque com giz nas laterais do manequim, da cintura em direção ao quadril, a distância da cintura baixa (+/-9 cm para o tamanho 36). A fita deve passar por estes pontos e seguir paralela ao chão durante toda a circunferência do baixo quadril.

Linha princesa – frente: divida por 2 a medida do ombro e marque com giz. Marque com giz o ápice do busto. Divida por 2 a medida encontrada entre a linha lateral e o centro da frente das seguintes linhas: cintura, baixo quadril e quadril. Marque com giz estes pontos e ligue-os também com o ápice do busto e o centro do ombro.

Linha princesa – costas: Divida por 2 a medida encontrada entre a linha lateral e o centro das costas  das seguintes linhas: busto, cintura, baixo quadril e quadril. Marque com giz estes pontos e ligue-os com o centro do ombro já marcado pela linha princesa – frente.

Detalhes de marcações para cava, linha lateral e linha do ombro.

Detalhes de marcações para cava, linha lateral e linha do ombro.

Desenho da cava.

Desenho da cava.

Manequim de moulage com fitilhos.

Manequim de moulage com fitilhos.

Observações: para fazer a macacão das linhas é importante utilizar uma fita estreita, que contraste com a cor do manequim. É indicado alfinetar a fita a cada 4cm para que ela não mude de lugar, porém, eu preferi alinhavar e retirar os alfinetes. Há manequins de vários tamanhos e eles podem ser adaptados para as medidas necessárias utilizando manta acrílica ou faixas para ataduras, basta fixá-las com alfinete ao redor do local que deseja acrescentar medidas.

  • Claudia Viana

    Obrigada, adorei!