Design modular e processos sustentáveis

Boa tarde! No post de hoje vou mostrar alguns trabalhos que fiz durante a disciplina de Criações e Soluções Produtivas. Para a criação e desenvolvimento das peças apresentadas a seguir foram realizadas pesquisas sobre design modular, encaixes criativos e processos sustentáveis.

Para apoiar as formas de construção utilizadas nas peças de vestuário, eu utilizei como referência a obra Penetrável Magic Square #5, do artista carioca Helio Oiticica (1937-1980) que está instalada no Instituto Cultural Inhotim localizado na cidade de Brumadinho – MG.

Penetrável Magic Square #5 - Helio Oiticica

Penetrável Magic Square #5 – Helio Oiticica

O quadrado, forma presente em toda obra Magic Square #5, foi utilizado como forma principal em toda a construção dos produtos. Todavia, a utilização desta forma só foi possível após verificar, em dois estudos, como o formato estaria presente em cada peça.

Estudos de peças modulares.

Estudos de peças modulares.

Estudo de formas e volumes.

Estudo de forma e volume.

O feltro foi o material usado para a confecção do vestido e da blusa devido ao auto-acabamento que o corte a laser lhe proporciona. Para a confecção da saia foram utilizados os cantos de lençóis doados por uma empresa de confecção de enxoval.

Saia Cubos e Blusa Qaudriculada - peças finalizadas.

Saia Cubos e Blusa Quadriculada – peças finalizadas.

Vestido Módulos - peça finalizada.

Vestido Módulos – peça finalizada.

NOTA: em dezembro de 2014 o Vestido Módulos foi fotografado por Vanessa Diskin e ficou em exposição, junto com trabalhos de outros alunos, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Vestido Módulos - Fotografado por Vanessa Diskin

Vestido Módulos – Fotografado por Vanessa Diskin

As fichas técnicas das peças estão disponíveis aqui.

..

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre processos sustentáveis e design modular em moda, os designers listados abaixo podem te inspirar:

Holly Mc Quillan

Timo Rissanen

Galya Rosenfeld

Mark Liu

Até mais =)